O conceito de Mindset tem vindo a ganhar espaço nos últimos anos, quer a nível empresarial, quer a nível pessoal. Mas, afinal, o que significa? O mindset pode traduzir-se como sendo a predisposição psicológica para determinados pensamentos, padrões, comportamentos.

A forma como alguém pensa, como vê o mundo, as suas crenças são consequência do tipo de mindset que cada pessoa desenvolve.

Existem dois tipos de mindset: o mindset fixo e o mindset de crescimento. Se, por um lado, o mindset fixo é bastante limitador, por outro, o mindset de crescimento pode definir-se como desafiador. As pessoas com este tipo de mentalidade acreditam que a aprendizagem é para a vida. Procuram sempre a melhoria contínua, anseiam por desafios, não têm medo de testar os limites, aproveitam as oportunidades e encaram o fracasso e o erro como parte do processo de desenvolvimento e de aperfeiçoamento. Nesse sentido, estas pessoas não desistem perante as dificuldades, porque acreditam que o empenho e a dedicação são os pontos chave para atingir resultados e que o caminho da aprendizagem nunca está totalmente percorrido.

A boa notícia é que qualquer pessoa pode desenvolver este tipo de mindset, sem que isso dependa de mais ninguém. Como?

  •  Em primeiro lugar, é importante aceitar que todos temos uma percentagem de mindset fixo e, ao mesmo tempo, ter consciência de que é preciso contrariá-lo.
  •  Depois, é preciso perceber aquilo que nos “bloqueia” e de que forma reagimos a determinada situação, ou seja, perceber o que desperta o nosso mindset fixo, quais são os nossos pensamentos limitadores e ajustar os nossos comportamentos quando eles aparecem.
  • Outro ponto fundamental para desenvolver este tipo de mentalidade é sair da zona de conforto. Assim, de forma gradual, devem aceitar-se pequenos desafios, que se tornarão maiores ao longo do tempo, e que permitirão ver dificuldades e obstáculos como oportunidades de desenvolvimento e ver no compromisso com o empenho uma forma de atingir objetivos. O desenvolvimento do mindset de crescimento implica aceitar a falha e ver o copo meio cheio ao invés de o ver meio vazio.
  • Outro aspeto que pode ajudar neste processo de desenvolvimento é o uso consciente da palavra “ainda”. Em vez de um pensamento como “Eu não consigo fazer isso”, o que se deve pensar é “Eu ainda não consigo fazer isso, mas com um mindset de crescimento sei que com empenho, dedicação e analisando as contrariedades e as oportunidades para evoluir, vou conseguir atingir o objetivo”.

Portanto, se acreditas que tens um mindset tendencialmente fixo, este é o momento de começar a desenvolver e a treinar um mindset de crescimento, assim vais permitir que a tua mente não te limite e não te deixe chegar mais longe!

Nós podemos ajudar! Com o nosso serviço de “Development Advisory” pretendemos trabalhar contigo um mindset de crescimento e traçar um percurso formativo à medida das tuas necessidades. Fica a conhecer mais sobre este serviço e como poderá ser útil para o teu futuro aqui.