Formação Complementar

Os tempos em que o grau de licenciado garantia o acesso a excelentes postos de trabalho já estão mais que enterrados no passado. O mundo atual destaca-se por uma exigência gradualmente maior e a concorrência no mercado é potencialmente letal.

Sendo assim, num mercado onde há tantos bons profissionais, como ser o melhor? O que poderás fazer para te destacares dos outros à partida tão bons quanto tu? E como encarnar a melhor versão de ti mesmo e continuar a promovê-la indefinidamente?

Os cursos complementares não fazem magia, mas são uma solução bastante viável. Os cursos complementares são bastante importantes para a capacitação profissional e para o investimento em capital intelectual. Seja qual for o setor de atuação, é ponto assente que aqueles que procuram a constante expansão do seu conhecimento e competências têm maior probabilidade de sucesso.

Tipos de cursos complementares

Os cursos complementares podem ser pós-graduações, MBA, mestrados, doutoramentos e ainda outro tipo de cursos. Esta última categoria inclui cursos rápidos, de curta e de curtíssima duração; cursos online, bem mais práticos e acessíveis, quer cursos presenciais e que garantem a obtenção de um certificado final; visitas técnicas, que permitem acompanhar o dia a dia de determinada profissão, numa proximidade com as empresas de melhor posicionamento da área; e por fim, cursos de línguas, bastante valorizados pelos empregadores.

No momento da escolha sobre qual o curso complementar ideal, deverás ter em conta vários fatores como quais os teus objetivos profissionais, o que o mercado de trabalho mais requisita e valoriza e a qualidade da instituição de ensino selecionada.

A importância da Formação Complementar

Num mercado de trabalho e numa economia tão incerta como a atual, a fonte mais segura de garantia de diferenciação perante a competição é o conhecimento. A formação complementar permitirá uma maior competência e, consequentemente, vantagem sob a competição.

Portanto, os cursos complementares trazem muitos benefícios, potenciando o crescimento estratégico e pessoal, características de destaque competitivo e, por fim, valorização profissional, podendo culminar num aumento salarial.