Num momento em que a tecnologia é cada vez mais implementada em processos de recrutamento, as entrevistas de emprego via ZOOM, Skype ou outra plataforma de videochamada são uma prática gradualmente mais frequente. Quer te estejas a preparar para a tua primeira entrevista de emprego online ou para a tua grande e primeira entrada no mercado de trabalho, apresentamos-te algumas dicas para que te consigas destacar.

No que se refere à tua preparação para a entrevista, deves ter em atenção que mesmo sendo uma entrevista online, o cenário é planeado de forma a que as diferenças sejam mínimas, quando comparadas com uma entrevista presencial. Como tal, e para que estejas já nessa linha de pensamento, deverás garantir que está tudo perfeito, desde a tua conexão à Internet, passando pelo fundo do teu vídeo e, inclusive, o som ambiente e microfone. Mais ainda, deixa de lado o pijama – só por esta vez – e veste-te como se tivesses de impressionar. Deixa o telemóvel de lado, coloca um sinal na porta que diga “Não incomodar, estou a planear o meu futuro!”, faz tudo o que puderes para evitar distrações.

Já na entrevista, sê direto nas respostas às perguntas, dá provas da tua responsabilidade e pontualidade logo no primeiro momento – estando pronto 10 minutos antes -, faz a tua pesquisa sobre o anúncio ao qual te candidatas e sobre a empresa, para que tu próprio também possas fazer perguntas pertinentes durante a entrevista.

Uma pergunta à qual deves sempre ter a resposta na ponta da língua – e, se te vires aflito, podes ir preparando a resposta antecipadamente em frente ao espelho – é aquela que diz respeito às tuas competências. Garante que sabes responder às perguntas tanto sobre as tuas hard como das tuas soft skills. Aliás, como uma ação vale mais do que mil palavras, podes ir dando provas das tuas soft skills, como uma excelente e notável capacidade de comunicação, no decorrer da entrevista, especialmente aquelas que forem efetivamente relevantes para a função ao qual te candidatas. Mais ainda, pode revelar-se pertinente estares a par de quais as soft skills mais procuradas pelos empregadores. No panorama atual, as mais desejadas para este ano de 2021 – e até 2025 – passam pela flexibilidade e adaptabilidade, inteligência emocional, gestão de tempo, pensamento crítico, criatividade, capacidade de comunicação (e audição), mentalidade de crescimento e liderança.

Acima de tudo, na tua entrevista de emprego online, deverás estar confiante em ti, na tua preparação e nas tuas capacidades.

Ainda não te sentes preparado? Consulta a nossa agenda e potencia as tuas capacidades!

Boa sorte!