2020 foi, sem sombra de dúvida, um ano de muitos desafios e imprevistos. Neste último dia do ano, deixamos o passado para trás para nos focarmos, de corpo e alma, num melhor 2021, já que um novo ano é a oportunidade de olhar para o futuro e promover novas experiências.

Com 2020 aprendemos que a única forma de sobrevivermos é através da adaptação e da versatilidade. É inegável a preparação hoje para as mudanças do presente e do amanhã e a melhor forma de o concretizar é através de uma aposta na educação. Uma educação que deve passar por uma aquisição de competências constante, ao longo de toda a vida e para todos.

A velocidade a que o mundo gira manteve-se nos 1,7 quilómetros por hora, mas a sensação é mais elevada. E para o poder acompanhar, é preciso uma permanente atualização do conhecimento, seja através de reskilling (aprendizagem de novas competências) ou upskilling (desenvolvimento de qualificações atuais).

Ninguém sabe tudo e nem é disso que falamos. Porém, temos sempre a hipótese de aprender sobre tudo um pouco e é aí que reside a diferença. Procurar aprender é uma busca ativa pelo conhecimento, é assumir que não sabemos tudo, mas gostaríamos e vamos fazer por saber mais.

Neste novo ano, encara as adversidades como um desafio e uma oportunidade que te permitirão evoluir. Para vingar num contexto como o atual, é necessário garantir que temos do nosso lado todas as ferramentas e competências certas.

A unidade de formação U-Qualify é um ótimo ponto de partida para investires nesta promoção da aprendizagem contínua. Começa o ano com o pé direito através de múltiplas experiências em formato online learning, shots de conhecimento, formação presencial, bootcamps, talks, sharing moments,…

Ao escreveres as tuas resoluções de Ano Novo, foca-te na aquisição de novas competências e melhoria das já existentes. E se encontrasses novas formas de gerir melhor as tuas finanças? E se te dedicasses a aprender um novo idioma? Desenvolve uma nova competência criativa e, mais importante ainda, foca-te nas tuas competências ligadas à tecnologia e ao digital. A agilidade é, de facto, mais importante que nunca.

Em 2021, reinventa-te.

Feliz Ano Novo!